A Archer Daniels Midland Company é um conglomerado que opera mais de 270 fábricas em todo o mundo, onde grãos de cereais e plantas oleaginosas são transformadas em inúmeros produtos. A CATALISA atuou com a planta de biodiesel localizada em Santa Catarina.
O projeto buscou encontrar uma destinação alternativa para um dos resíduos gerados no processo da ADM. A partir do entendimento e caracterização do resíduo foi possível mapear outros processos industriais e encontrar opções mais ecológicas e baratas.
Por meio da pesquisa de destinação foi encontrada uma alternativa mais sustentável, e o melhor de tudo, mais barata, reduzindo em 100% os custos relacionados a destinação e resultando em uma economia de cerca de 7 mil reais mensais para a empresa. O projeto possibilitou a reinserção do resíduo em outro processo industrial, promovendo, além da redução de custos, uma economia mais cíclica.
Destinação de Resíduos
Local: Santa Catarina
Setor da Indústria: Fabricação de biocombustíveis
Ano de execução: 2020
Duração: 3 meses