Química
Álcool Gel na Prevenção do Coronavírus
por vitorpereiramaia@gmail.com postado 25 de maio de 2020
Estamos passando por um momento bastante delicado devido ao vírus COVID-19. No atual cenário, o álcool gel assumiu papel vital na prevenção da população mundial. Para entender melhor o porquê disso, temos uma breve explicação sobre esse desinfectante.
Por que usar álcool gel?
O álcool em gel é mais potente contra vírus pela sua ação de desnaturação de proteínas e remoção de lipídios. O álcool etílico puro dissolve a camada de gordura que envolve o vírus, matando-o. E para ter uma maior eficiência, esse álcool deve ser diluído em água, o que possibilita a desnaturação das proteínas. O álcool em gel que de fato mata os vírus Sars-Cov 2019 é o modelo 70%, pois um álcool mais puro iria evaporar antes de eliminar o vírus.
Apesar desse produto ser ideal nesse momento, podemos ver que devido a alta demanda ele se tornou escasso e caro, o que leva muitas pessoas a procurarem outras opções de álcool como o de limpeza, por exemplo, ou tentar a produção em casa.
Outras opções de prevenção
É importante ressaltar os riscos de usar outros tipos de produtos não adequados na pele. Os álcoois utilizados para limpeza em geral não têm a mesma ação ou eficácia, apenas ressecam a parte exterior do vírus e podem causar lesões ou reações alérgicas quando em contato com a epiderme. Por isso, é aconselhável que na falta de álcool gel sigamos com hábitos seguros, como lavar bem as mãos com água e sabão.
Essa prática foi indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais medidas de prevenção, já que o sabão é uma substância que quebra a gordura e consegue destruir o envelope viral assim como o álcool.
Além dele, podem-se usar lenços umedecidos antissépticos e em uma última opção antisséptico em spray com gluconato de clorexidina. Para a limpeza de ambientes, vários produtos convencionais podem ser utilizados como desinfetantes, principalmente a água sanitária, o sabão, e o álcool acima de 70%.
Evite produzir em casa
Vemos em redes sociais vídeos e receitas de produção caseira de álcool em gel. Porém, além de muitos não terem a eficiência comprovada, as fórmulas caseiras podem causar acidentes, irritação na pele, alergias e o produto final pode ser ineficaz contra microrganismos como o Sars-Cov-2. Receitas com ingredientes como gelatina não terão eficácia contra o vírus e elementos como gel de cabelo não devem ser passados no corpo nem puros.
Apesar de ter uma produção simples, sendo feito basicamente de álcool etílico hidratado, carbopol, AMP e água purificada, a fabricação do alcool em gel deve ser controlada e realizada com todos os cuidados laboratoriais. A CATALISA tem experiência no setor, como em um dos nossos projetos que pode ser lido na íntegra no nosso site, e reafirma o cuidado e a responsabilidade que uma produção tanto em escala industrial quanto laboratorial deve ter.
Façamos nossa parte
São tempos difíceis para todos. Devemos cuidar da nossa saúde e da do próximo, praticando a empatia sempre! Por isso, aconselhamos todos a ficar em casa ao máximo e, caso haja necessidade de saída, tente não tocar no rosto e evite aglomerações. Se houver qualquer sintoma procure ajuda adequada na sua cidade. Para mais informações, acesse o site do governo que traz todas as medidas adequadas à serem seguidas nessa situação. Se fizermos a nossa parte, logo voltaremos à normalidade, contamos com a ajuda de todos!