Produção
Dimensionamento de equipamentos: como evitar falhas e desperdícios
por vitorpereiramaia@gmail.com postado 26 de abril de 2022
Segurança, manutenção de equipamentos, desperdícios… esses são apenas alguns dos principais desafios do setor industrial. Na maioria dos casos, muitos deles podem ser evitados com medidas preventivas, voltadas para garantir os melhores resultados para as indústrias. Acompanhe abaixo o que é o dimensionamento de equipamentos e como ele pode melhorar seus resultados.
O que é o dimensionamento de equipamentos?
Em suma, o dimensionamento de equipamentos inclui a manutenção para verificar se a potência máxima do equipamento pode ser utilizada no trabalho e garantir que a segurança e a qualidade sejam mantidas em todo o processo e nas mais diversas situações de operação.
Através do dimensionamento, conseguimos determinar as características de cada dispositivo, como altura, largura, diâmetro, espessura e o tipo de material utilizado. Esse dimensionamento pode ser feito em um único equipamento ou em todo o processo produtivo.
Mas por que fazer o dimensionamento de equipamentos?
O dimensionamento garante diversos benefícios para o setor industrial, que no geral, necessitada de constantes verificações e adequações, veja abaixo alguns benefícios:
Otimização do processo produtivo
A otimização de processos é um conjunto de ações, que uma organização promove, a fim de aumentar a eficiência e o desempenho de seus processos e resultados. No caso do dimensionamento, é escolhido o equipamento mais adequado, a fim de obter o maior rendimento sem comprometer a qualidade do produto final.
Redução de custos e manutenções
Ao calcular a quantidade de matéria prima necessária, é possível reduzir desperdícios na produção, além disso, com as máquinas certas para cada atividade, os desgastes se tornam incomuns, resultado: redução nos custos de manutenção.
Quando são utilizados equipamentos menores do que o necessário, eles acabam se tornando difíceis de operar e ficam mais propensos ao excesso de trabalho, aumentando a chance de problemas que exijam manutenção ou mesmo substituição da máquina. Da mesma forma, se forem usados equipamentos muito grandes, espaço e energia são desperdiçados.
Diminui a exposição a riscos
Dependendo do produto final, as vezes é necessário trabalhar com altas temperaturas e pressões, o que pode gerar riscos para os trabalhadores da indústria. Com o dimensionamento dos equipamentos, é possível diminuir essa exposição à riscos e diminuir a possibilidade de acidentes.
Como é feito o dimensionamento de equipamentos?
Veja abaixo como o dimensionamento é feito e quais pontos precisam de atenção:
Processo produtivo
É fundamental avaliar o estado atual ou idealização do processo produtivo. Há uma série de fatores que podem ser considerados para ser mais assertivos na execução das etapas a seguir ao realizar o dimensionamento.
A especificação de cada etapa, os momentos estratégicos de cada atividade e as formas de obter maior eficiência no andamento da produção são parte importante de um bom dimensionamento.
Balanço de Massa e Energia
Uma das partes mais importantes é determinar a quantidade ideal de matéria-prima para tornar o processo produtivo mais econômico em um tamanho específico de equipamento. Para isso, fatores baseados na conservação de massa e energia são a base para definir como são caracterizadas as correntes envolvidas no processo. Com isso, é possível ajustar com mais cuidado quais tipos de tubulações, reservatórios e outros possíveis tamanhos de peças do equipamento industrial serão utilizados.
Outras etapas
Definição de espaço: Com os passos acima, já é possível definir uma melhor localização que tanto pode ocupar um espaço agradável para o restante do processo ou negócio, quanto evitar os riscos e prejuízos da estrutura existente.
Seleção de equipamentos: Após todas as estruturas serem definidas e calculadas, as conclusões do projeto são tiradas através do estudo dos materiais ideais e das dimensões ideais a serem colocadas em operação.
É nesta seção que se determina o tipo de equipamento mais adequado para cada etapa. Por isso, faça uma análise financeira para garantir bons resultados dentro de um gasto melhor.
Análise de Produtividade: Foque na eficiência ideal da máquina e estude as perdas durante o uso. Desta forma, materiais e tempo podem ser avaliados para facilitar a melhoria.
Como vimos, a segurança e a otimização da produção são fatores atendidos pelo dimensionamento. Planeje e organize sua empresa desde a linha de produção até o dimensionamento de equipamentos, garantindo a alta performance!
Entre em contato com a CATALISA e saiba como podemos alavancar os resultados da sua empresa!