Ambiental
Equipamentos de processos: conheça os deslizes que precisam ser evitados!
por vitorpereiramaia@gmail.com postado 26 de abril de 2021
Você provavelmente já deve ter visto na empresa ou em algum ramo da indústria os mais variados equipamentos que atuam para fortalecer o processo produtivo do empreendimento, logo, certamente deve ser do seu entendimento que caso alguma dessas máquinas não esteja funcionando da maneira correta, então toda a produção pode ser prejudicada em vista de falhas que detêm a chance de serem evitadas. No que tange a esse tópico, é interessante salientar que os equipamentos de processos fazem parte do chão de fábrica há décadas, no entanto, isso não é o suficiente para impedir que gestores especializados cometam erros primordiais relacionados à aspectos como cuidados e manutenção de tais ferramentas, deslizes que podem ser fatais para o negócio e que influenciam diretamente nos gastos da empresa.
A primordial manutenção
A partir da segunda metade do século XVIII, emergiu na Inglaterra um período de grande desenvolvimento tecnológico, conhecido atualmente como Revolução Industrial, destaca-se que desde essa época a humanidade já tinha a noção de que deter tanto máquinas (não importando o quão antiquadas muitas pudessem ser) quanto funcionários alavanca de forma excepcional a produtividade do empreendimento. Portanto, evidencia-se que os atuais equipamentos de processos detêm múltiplas habilidades diferentes e, obviamente, mais modernas em comparação com o período da Revolução, entretanto, é significante chamar a atenção que não adianta nada a empresa portar tais inúmeras máquinas com alta tecnologia caso não houver no mínimo um turno periódico para fazer a manutenção de tais ferramentas, dado que os equipamentos não somente podem sofrer danos irreparáveis caso não hajam cuidados regulares quanto o empreendimento pode colocar em risco a vida dos seus funcionários.
Além desses aspectos apresentados, é significante frisar que há ainda a possibilidade do equipamento não estar funcionando de modo eficiente, isto é, a máquina pode não estar produzindo o máximo que pode, um deslize absurdo que ocorre em múltiplos negócios sem os gestores terem informação a esse respeito, consequentemente, isso acarreta em uma série de sequelas para a empresa assim como um efeito cascata, é notório dizer que os maiores fatores que emergem em casos como esse são a perda contínua de produtividade e gastos desnecessários. Seguindo essa linha de raciocínio, é justamente por conta de tais detalhes que a empresa necessita deter indivíduos que tenham conhecimento nessa área específica vinculada à potencialização das ferramentas de processo, caso contrário, as chances dos transtornos somente tenderem a aumentar são imensas.
Equipamentos de Processos
Tendo em vista o maquinário diversificado que o empreendimento pode deter, depreende-se como há determinados equipamentos os quais são muito comuns na indústria e mercado. Dito isso, é válido proferir alguns cuidados que se necessitam ter com essas máquinas.
- Lavadores de Gás: também conhecido como depurador de gases, essa ferramenta tem como principal função a despoluição de tanques e a redução de vapores ácidos, atua através da coleta de todas as partículas de gases e vapores contidos no ambiente, pois opera a partir da pressão de uma bomba d’água, a qual contém reagentes capazes de anular a ação das substâncias poluentes. Observa-se que esse lavador de gás é eficiente não somente por ser capaz de neutralizar os resíduos, mas também porque detém a capacidade de atuar em diferentes ramos da indústria.
No entanto, é de suma importância chamar a atenção que o desempenho de tal equipamento pode ser prejudicado caso o responsável não cuide de certos aspectos, como, por exemplo, a formação e proliferação de bactérias dentro do depurador, dando principal destaque ao desenvolvimento da bactéria Legionella, a qual porta a capacidade de causar pneumonia no infectado, por isso que os cuidados com os lavadores necessitam ser redobrados.
- Injetoras de Plástico: pontualmente interligadas à indústria de polímeros, as injetoras operam no processo de fundir e moldar plásticos até atingir um específico formato. Observa-se como é formada por um funil, cilindro, bico de injeção e molde, a resina termoplástica é introduzida pelo funil e passa pelo cilindro, onde ocorre a fundição dos grânulos plásticos, até sair no molde, parte que contém as placas estacionárias, isto é, as principais responsáveis por emprestarem identidade à peça plástica que será formada. Salienta-se que as injetoras necessitam deter uma boa manutenção preventiva para funcionarem com todo o seu potencial, dado que fazer a limpeza do elementos filtrantes e dos componentes a fim de evitar o vazamento hidráulico, além de fazer sempre o nivelamento do equipamento com o objetivo de evitar futuras torções são cuidados que auxiliam a constituir práticas produtivas e que facilitam para que as injetoras não sofram danos a curto prazo.
Considerações importantes perante os equipamentos de processos
Portanto, de acordo com todas as informações vistas e analisadas até o momento, é interessante ressaltar que caso a empresa não pare e reflita a respeito dos transtornos que detêm em torno dos equipamentos e intervenha em tais problemas, nota-se como não somente a máquina pode ser completamente arruinada (acontecimento que traria efeitos negativos para toda a linha de produção) como também o empreendimento inevitavelmente acumulará muitos gastos para tentar repor o tempo perdido. Logo, é por conta de tais fatores que a empresa necessita deter conhecimento e experiência nesse ramo para conseguir fixar o transtorno antes que ele comprometa todo o rendimento do negócio.
Ademais, destaca-se que a manutenção preventiva é sim primordial para garantir que haja o funcionamento correto de todo o maquinário, todavia, é necessário que o empreendimento tenha muito cuidado também com o acompanhamento, a revisão e a base teórica corretas contendo todo o estudo científico por trás da performance das ferramentas de processo. Além disso, detectar se o equipamento está executando o seu melhor na função que lhe foi atribuída não é uma tarefa tão compreensiva, em certos casos, o indivíduo responsável pelo setor entende que há um erro no maquinário, porém, não consegue identificar uma estratégia para impedir essa falha de continuar se perpetuando, por esse motivo que é muito importante compreender os defeitos e lapidá-los a partir desse ponto até chegar na solução verdadeira.
É pertinente realçar que você não precisa trocar a base de equipamentos contidos na sua empresa para obter um desempenho potente e eficiente na linha de produção, certas vezes juntar o conhecimento com as mentes corretas pode ser a melhor decisão feita para o destino do seu empreendimento.
Gostaria de entender mais a respeito da potencialização dos equipamentos industriais? A CATALISA pode facilitar muito esse processo para você! Entre em contato conosco!