A ideia de produzir mais com o mesmo parece ser muito tentadora. O conceito de escalabilidade, muitas vezes, é erroneamente atrelado a essa ideia. Nos próximos parágrafos pretendo conduzir você a um entendimento melhor sobre Escalabilidade, desmistificar alguns conceitos e te dar alguns conselhos que posso prometer que serão úteis na sua jornada empresarial.
Produção
Escalabilidade Industrial: como produzir em maior escala?
por vitorpereiramaia@gmail.com postado 14 de maio de 2020
Como que eu sei se está na hora de aumentar a produção?
Essa pergunta parece ser simples, mas não é! Se hoje há uma demanda que você não consegue atender ou enxerga um mercado em grande crescimento para o seu setor, parece fazer sentido realizar investimentos em escalabilidade, não é?
Porém há fatores muito importantes que devem entrar na sua tomada de decisão.
- Primeiro, quero que você faça uma previsão do seu fluxo de caixa para o próximo ano levando em consideração seus novos custos, vendas e investimentos. Como ficou? Apertou em algum momento?
- Agora me diga, além do aumento de produção, o resto da sua empresa tem escalabilidade também? Se suas vendas triplicarem em 1 mês, seu atendimento, controle e serviços de apoio irão conseguir trabalhar nesse novo cenário.
- Como andam os seus concorrentes? Quanto faturam? Quanto vendem? Você tem concorrentes ou você acha que tem? Eles pensam em expandir?
- E, por último, você tem uma planta boa para expansão? Ou seja, hoje, você tem condições de produzir mais, gastando o mesmo?
O que devo mudar na minha linha?
Então, vou partir do pressuposto que você já tem uma linha e quer aumentar a produção sem aumentar o custos, ou pelo menos diminuir essa relação custo-faturamento. Se você ainda não tem uma linha, o que vem a seguir pode valer para você também.
Partindo do básico, você tem todo seu processo mapeado? Você sabe o seu atual fluxo de valor dentro da produção? E o mais importante de tudo, seu processo produtivo é padronizado?
Escalabilidade vem da ideia de justamente fazer mais com o mesmo disponível, ou fazer com que seu processo seja facilmente replicável e haja uma capacidade infinita de atender a demanda.
Se você não sabe todas as etapas do processo, não entende o fluxo de valor que há no mesmo e não tem ações padronizadas quase como “leis de produção” do seu produto, aumentar a produção pode vir a ser um um tiro no pé. Creio que você não queira um tiro no pé, não é?
E os equipamentos?
Bem, você sabe tudo sobre seu processo, tem tudo mapeado e padronizado, preparado para escalar a produção e fazer muito dinheiro. Botando em prática, e a compra de novos equipamento? E o dimensionamento? Como sei se é o melhor equipamento para tal operação?
Então, esse é um assunto bem amplo, passível de vários outros artigos, mas posso te assegurar que toda essa questão de equipamentos, dimensionamento e investimentos em maquinários, além da parte de suporte na hora de escalar sua empresa, fazemos aqui na CATALISA. Entre em contato!