Ambiental
O que é a certificação final de resíduos ?
por vitorpereiramaia@gmail.com postado 29 de dezembro de 2021
O Certificado de Destinação Final de Resíduos (CDF) é um documento emitido pelo destinatário através do MTR online, que comprova a tecnologia usada no tratamento e/ou destinação final ambientalmente correta dos resíduos sólidos.
Resumidamente, consiste em uma declaração formal de que os resíduos foram tratados e destinados corretamente, por exemplo:
- Resíduos químicos: co-processamento, aterro industrial ou incineração;
- Resíduos biológico-infectantes-infectantes: autoclavagem ou micro-ondas;
- Resíduos comuns: aterros sanitários.
Além disso, também é emitida uma nota fiscal no CDF que conta com informações sobre peso, quantidade de resíduos, identificações e classes.
Conheça os tipos de destinação de resíduos e seus riscos
Por que ter o certificado de destinação final de resíduos?
Com o certificado de destinação final em mãos, a empresa geradora de resíduos pode demonstrar aos clientes e órgãos competentes que faz a disposição final de seus resíduos corretamente como previsto pela legislação ambiental. Além disso, a certificação também serve para complementar a estrutura do relatório de atividades, previsto na Lei 10.165 do IBAMA, e o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos.
Hoje em dia, especialmente, empresas vêm progressivamente adotando práticas mais sustentáveis e pró meio ambiente para se adequarem às normas regulamentares. A garantia de que sua corporação esteja em conformidade com a natureza é indispensável.
O CDF é uma maneira efetiva de apresentar à comunidade que sua empresa de fato não apenas conhece os impactos que uma destinação final de resíduos displicentes pode causar, como busca resolver essa problemática por meio de ações.
A manutenção e o atendimento das exigências incluídas na ISO 14001:2015 também pode ser verificado através da conferência dos certificados de destinação final.
O que consta no certificado ?
- Cabeçalho que conste dados cadastrais referente ao tratador (nome, CPF, informações de localização, etc).
- Dados do gerador dos resíduos. Aqui, as informações da empresa que está enviando o os resíduos devem ser informadas.
- Listagem completa dos resíduos. Aqui, todas as informações referentes ao resíduo devem ser especificadas.
- Dados do licenciamento ambiental do destinador. Aqui deve conter o registro do número da LAO (licença ambiental de operação) do destinador, além do prazo de validade e código de atividade do destinador.
- Declaração de que os resíduos foram entregues de forma segura.
Como podemos te ajudar ?
Se interessou em saber mais como é possível ajudar o meio ambiente, ficar livre de preocupações e ainda economizar? Nós da CATALISA fazemos mapeamento de destinação de resíduos! Entre em contato conosco e marque uma reunião de diagnóstico para que assim possamos tornar o mundo mais verde e sustentável!