Produção
Produção de cerveja: guia rápido
por vitorpereiramaia@gmail.com postado 24 de agosto de 2020
O mercado de cerveja cresceu de forma rápida nos últimos anos. O que pode ter causado esse crescimento? Com uma demanda cada vez maior por uma cerveja de qualidade, as microcervejarias se mostraram uma grande oportunidade de empreendimento. Neste blog vamos guia-lo para a produção de cerveja e fazer parte desse ramo próspero e contínuo.
Antes de iniciar qualquer projeto, sabemos que a parte inicial e vital para o sucesso é o planejamento. Pois bem, vamos fazer uma listagem do que precisa ser formulado para o nascimento de uma cervejaria:
- Legislação
- Fornecedores
- Escoamento
- Layout da Cervejaria
- Formulação da Cerveja
- Marketing
Agora que temos esse guia em mãos vamos dar início ao nosso planejamento para produção de cerveja
Legislação
Qualquer fábrica, independente do ramo, segue uma legislação sobre como irá padronizar sua produção incluindo o tratamento e descarte dos rejeitos gerados. O SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, explica com detalhes todos os itens necessários para deixar sua empresa dentro da formalidade, entretanto, cabe citar:
“Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda: o alvará de licença é o documento que fornece o consentimento para a empresa desenvolver as atividades no local pretendido. Para conceder o alvará de funcionamento, a Prefeitura ou administração municipal solicitará que a vigilância sanitária faça inspeção no local para averiguar se está em conformidade com a Resolução RDC nº 216, de 16/09/2004, da ANVISA, alterada pela RDC nº 52, de 29/09/2014, da mesma entidade. Órgãos responsáveis: Prefeitura ou Administração Municipal; Secretaria Municipal da Fazenda.”
Fornecedores
Depois de estar ciente sobre a burocracia necessária, vamos adiante e planejar quem irá fornecer os principais ingredientes para a cerveja. A base de malte, lúpulo e levedura, a sua fábrica precisa estar o mais perto possível da fonte dessas matérias primas ou de grandes vias de transporte, como portos marítimos ou rodovias. Uma boa localização em relação aos fornecedores garante uma minimização de tempo durante o transporte e isso evita custos desnecessários.
Escoamento
Na mesma linha do parágrafo acima, estar bem localizado em relação a grandes vias de transporte garante um rápido deslocamento do produto já finalizado, então, pensar na localização da sua empresa é algo muito importante.
Layout da Cervejaria
Agora nosso esforço será caracterizar uma planta industrial cervejeira. Primeiramente, para garantir um processo contínuo, a produção deve fluir por um único caminho e a separação bem formulada das unidades na planta garante isso.
Segue abaixo um breve esboço de um fluxograma cervejeiro contínuo:
A moagem deve ser realizada em uma repartição isolada para evitar a propagação de poeira, o que resultaria em uma possível perda de qualidade no produto final. O almoxarifado deve ficar o mais próximo possível da moagem para facilitar o fornecimento de matéria prima ao primeiro estágio da produção. No almoxarifado deve-se ficar atento ao vencimento das matérias primas utilizadas. Além disso, equipamentos de pesagem são úteis para determinar a quantidade que seu cervejeiro irá utilizar para a produção de um novo lote.
Posteriormente, na fase de brassagem, deverá acomodar a “cozinha cervejeira” onde produzido o mosto. Depois de processado em certa temperatura, esse mosto passa para a adega. Na adega ocorre a fermentação, sendo que seu tempo de fermentação varia muito dependendo do tipo de cerveja que você busca. No entanto, não como este não é o foco, seguimos no processo. Após a fermentação, a cerveja, como produto final, está pronta. Logo mais, é levada ao último estágio: envasilhamento. No envasilhamento, a cerveja deve ficar organizada em caixas e pronta para o escoamento. Ainda há uma repartição auxiliar onde ficará os demais equipamentos, como por exemplo, caldeiras e a central de resfriamento.
Formulação da cerveja
Todos nós sabemos que para um produto fazer sucesso ele precisa ser único. Tendo isso em mente, uma cerveja com formulação inovadora se faz necessária frente a tantas formulações em circulação no mercado. O equilíbrio entre a minimização dos custos e a maximização da qualidade é essencial, visto isso, investir em um técnico na área para produzir uma receita de qualidade é um bom passo para tornar o seu negócio diferenciado.
Marketing
Após todo esse trabalho, iremos focar no último, mas não menos importante elemento: o marketing. Você já deve ter ouvido falar na famosa expressão: “A propaganda é a alma dos negócios”. E é verdade! Para uma empresa obter sucesso em um mercado competitivo, ela precisa gerar empatia com o cliente e produzir algo que ele se sinta “confortável” em comprar. Portanto, um marketing estruturado é vital para o sucesso da sua empresa.
Ficou interessado na produção de cerveja? Entre em contato conosco e vamos colocar isso tudo em prática!