Química
Água da chuva: veja como tratá-la!
por vitorpereiramaia@gmail.com postado 14 de maio de 2020
[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1589486339454{margin-bottom: 0px !important;}”]
Como captar a água da chuva?
Para captar a água da chuva é necessário um reservatório para armazenar a água durante o período de chuva. Ele, normalmente, localiza-se no subsolo, pois é fundamental que a água não fique exposta ao sol para diminuir a proliferação de bactérias.
É essencial que o reservatório tenha filtros para retirar parte das impurezas presentes na atmosfera e nas calhas do sistema de coleta da água, como por exemplo, folhas e galhos. Há diversas formas e tamanhos que o reservatório pode adquirir, dependendo da quantidade de água que será armazenada e do local onde permanecerá.
É interessante também por um freio na entrada do reservatório para que, quando a água caia, ela não agite o conteúdo de dentro, e assim partículas que haviam decantado não voltem a estar suspensas.
Contudo, a água da chuva não é própria para consumo ainda e necessita passar por um tratamento que a torne potável.
Potabilização
- Filtragem: depende das condições que se encontra a água no reservatório. A filtragem tem o intuito de tornar a água inodoro, insípida e incolor – como ela deve ser. Ela pode ser feita com filtros, filtração pressurizada, decantação, carvão ativado, areia.
- Desinfecção: é uma etapa que deve ser realizada por um especialista e que precisa passar por análises de conformidade com frequência. Pode-se realizar por cloração, desinfecção por raios ultravioleta e uso de ozônio.
- Fluoretação: consiste em colocar flúor na água. Essa parte é opcional.
Vantagens
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]