Química
Catalisadores: Qual a importância para a indústria?
por vitorpereiramaia@gmail.com postado 26 de maio de 2022
A indústria química é extremamente dependente dos catalisadores, tanto na produção de matérias-primas como nos produtos finais. Os catalisadores são responsáveis por acelerar as reações químicas sem serem alterados ou consumidos pelo processo. Além disso, eles possibilitam a obtenção de produtos com maior qualidade e pureza. Veja abaixo tudo sobre eles:
Como funciona o processo de catálise?
Catálise em química, é o aumento da velocidade de uma reação, devido à adição de uma substância (catalisador), sendo assim, a catálise pode ser simplesmente definida como sendo a ação do catalisador.
Ela pode ser classificada em:
Catálise homogênea: todas as substâncias da reação se encontram no mesmo estado físico, formando um conjunto homogêneo. Sistemas gasosos catalisados por um gás são exemplos de catálise homogênea.
Catálise heterogênea: o sistema em reação se encontra num estado físico diferente do catalisador. Geralmente, ocorre quando uma reação entre líquidos ou gases é catalisada por uma substância sólida.
Quais são os tipos de catalisadores?
Não existe uma única forma ideal de catalisador, mas sim substâncias distintas para cada tipo de reação. Porém, existem catalisadores mais comumente utilizados com como, por exemplo:
Enzimas: catalisadores biológicos, que aceleram importantes reações do metabolismo de seres vivos, inclusive no corpo humano.
Metais: principalmente metais de transição, como platina (Pt), cobalto (Co), níquel (Ni) e paládio (Pd).
Ácidos: os íons H+ conseguem catalisar diversas reações na química orgânica.
Bases: hidroxilas atuam como catalisadores.
Óxidos metálicos: por exemplo, Al2O3, C2O3, etc.
Leia tambèm: Principais tipos de catalisadores
Qual a importância dos catalisadores na indústria?
Os catalisadores são fundamentais na indústria química, pois aceleram as reações químicas sem serem alterados pelo processo, eles desempenham um papel fundamental na produção de diversos produtos, como medicamentos, cosméticos e plásticos.
Eles permitem que as plantas fabris produzam grandes quantidades de produtos químicos com alta qualidade e menor custo. Além disso, os catalisadores contribuem para o meio ambiente, reduzindo emissões nocivas à atmosfera. No entanto, sua utilização requer cuidado redobrado para garantir a segurança dos funcionários e do público em geral.
Como a CATALISA aumentou em 18% o rendimento da Hexion?
Indústria química com sede em Curitiba que buscava um catalisador com maior rendimento para utilizar na sua produção de formaldeído. Neste projeto, a Catalisa realizou um estudo na literatura a fim de encontrar um artigo base que se adequasse à produção da empresa, conforme critérios estabelecidos pelo setor de engenharia da Hexion, e que oferecesse um catalisador mais eficiente para a reação.
Em cinco semanas de revisão bibliográfica, a Catalisa encontrou um catalisador que atingia o objetivo principal do projeto, com rendimento 18% maior do que o anterior, e ainda tinha melhor reciclabilidade, seletividade, além de ser mais barato para produzir e com maior facilidade para aplicar industrialmente, algo que eles buscavam fazia quatro anos dentro da empresa.
Necessita viabilizar a aplicação de um novo tipo de catalisador na produção? Gostaria de melhorar a eficiência e reatividade de um catalisador ou reduzir o impacto ambiental gerado pelo seu uso? A CATALISA tem experiência com estudos técnicos e pode auxiliá-lo nesse processo. É só preencher o formulário abaixo e entrar em contato com a gente!