Produção
Segurança do trabalho: saiba o porquê e como aplicar no seu negócio!
por vitorpereiramaia@gmail.com postado 2 de junho de 2020
É imprescindível que o seu empreendimento tenha uma equipe que seja responsável pela segurança do trabalho. O não cumprimento da legislação referente à segurança no trabalho pode gerar enormes danos e prejuízos a sua indústria. Um deles é a possibilidade de embargo da fábrica, paralisando a produção e, consequentemente, rendendo perdas financeiras, muitas vezes, irreversíveis. Em alguns casos, as fábricas podem ficar interditadas até meses, tentando se adequar às NRs para conseguir o aval e voltar a funcionar.
Não tinha pensado nisso? Então aqui vão algumas informações para você dar um foco maior nessa questão.
- Melhor desempenho da equipe – é essencial perceber que um bom desempenho da sua equipe de trabalho garante que o ambiente profissional seja muito mais produtivo e agradável, reduzindo licenças e afastamentos por questões médicas. Um funcionário satisfeito no seu ambiente de trabalho, tende a ter um melhor relacionamento com seus colegas e sua equipe e, por consequência, tende a produzir mais e a aprimorar constantemente seu trabalho;
- Redução de custos – adotando esse método de prevenção, sua empresa reduz altos gastos com a remediação de problemas que a falta dessa segurança prévia pode causar, além de assegurar o cumprimento dos requisitos legais. Multas e indenizações trabalhistas por acidentes ou doenças ocupacionais, conforme for a gravidade da situação, tendem a ser muito altas e podem afetar consideravelmente tanto a saúde financeira de sua empresa, como também a reputação dela frente às notícias que problemas como esses geram;
Aumento no lucro da sua empresa – como consequência dos dois pontos acima, seu lucro tende a aumentar significativamente, visto que estarão sendo seguidas todas as normas legislativas para tal, juntamente com o aumento da produtividade de seus colaboradores conforme detalhado no primeiro item.
Mas isso é realmente necessário? Que tipos de acidentes podem ocorrer com meus funcionários?
- falta de concentração e atenção dos funcionários;
- cultura de distração entre as equipes;
- prazos muito curtos, que levam à execução apressada;
- falhas de segurança no recolhimento de detritos ou entulhos;
- pouca comunicação entre gestores e equipe;
- falta de investimento em manutenção e substituição de equipamentos;
- contato direto com compostos tóxicos por tempo excessivo;
Cada um desses pontos representa uma fraqueza ou deslize que pode custar muito ao caixa da empresa, nas formas de manutenções de emergência, acidentes, licenças médicas e atrasos na produção.
E como eu faço pra evitar essas situações?
- instruções claras e detalhadas passadas em formato de reunião para melhor compreensão do funcionário;
- equipamentos de proteção adequados, tanto para a escala laboratorial como para a industrial;
- prudência;
- conhecimento técnico e estruturação dos processos ocorridos na empresa;
- análise e seguimento das leis trabalhistas;
- manutenção periódica do maquinário, com revisões constantes para a garantia da seguridade efetiva.