Química
Principais tipos de catalisadores e suas aplicações
por vitorpereiramaia@gmail.com postado 28 de abril de 2022
Presentes inclusive em processos do nosso próprio corpo, e ganhando cada vez mais destaque na indústria, os catalisadores são ferramentas extremamente importantes para a química. Eles servem para aumentar a velocidade da reação, tornando-a viável em um curto espaço de tempo. Nos processos industriais, eles atuam, principalmente, trazendo mais agilidade, permitindo que se fabrique mais em menos tempo.
Ficou interessado em aplicar um catalisador na sua indústria? Então venha descobrir qual tipo de catalisador é o ideal para alavancar a sua produção!
Processo de catálise:
A catálise é o aumento significativo da velocidade de uma reação, a partir do uso de um catalisador para diminuir a energia de ativação. Muitas vezes, a catálise acaba sendo essencial para a viabilidade de uma reação, pois mesmo que ela seja espontânea, pode demorar muito tempo para de fato acontecer. Nesse caso, o catalisador torna possível que essa reação ocorra de forma mais rápida e realmente efetiva. Ademais, outra vantagem dos catalisadores é que eles não são consumidos durante o processo, sendo facilmente reutilizados.
Nesse sentido, a catálise pode ser classificada em:
- Catálise homogênea: todas as substâncias da reação se encontram no mesmo estado físico, formando um conjunto homogêneo. Sistemas gasosos catalisados por um gás são exemplos de catálise homogênea.
- Catálise heterogênea: o sistema em reação se encontra num estado físico diferente do catalisador. Geralmente, ocorre quando uma reação entre líquidos ou gases é catalisada por uma substância sólida.
Tipos de catalisadores
Além da divisão entre heterogêneos e homogêneos, os catalisadores podem ser, ainda, de diferentes espécies químicas. Sendo assim, não existe uma única forma ideal de catalisador, mas sim substâncias distintas para cada tipo de reação. Porém, existem catalisadores mais comumente utilizados com como, por exemplo:
- Enzimas: catalisadores biológicos, que aceleram importantes reações do metabolismo de seres vivos, inclusive no corpo humano.
- Metais: principalmente metais de transição, como platina (Pt), cobalto (Co), níquel (Ni) e paládio (Pd).
- Ácidos: os íons H+ conseguem catalisar diversas reações na química orgânica.
- Bases: hidroxilas atuam como catalisadores.
- Óxidos metálicos: por exemplo, Al2O3, C2O3, etc.
Case de sucesso: Hexion
A Hexion, indústria química norte-americana, se encontrava na necessidade de um catalisador que trouxesse maior rendimento para a produção de formaldeído. Por conta disso, a empresa contratou os serviços da CATALISA, em um projeto que se baseou em pesquisas acadêmicas para encontrar um catalisador mais eficiente para a reação em questão, se adequando aos critérios estabelecidos pelo setor de engenharia da Hexion.
Em cinco semanas de revisão bibliográfica, a CATALISA encontrou um catalisador que atingia o objetivo principal do projeto, com rendimento 18% maior do que o anterior. Além disso, era mais seletivo, mais barato para produzir e de maior facilidade para aplicação industrial, solucionando uma demanda que já persistia há quatro anos dentro da empresa.
Atualmente, a Hexion está em um segundo projeto com a CATALISA, que consiste no desenvolvimento, em laboratório, do catalisador estudado no projeto inicial, para posterior implementação em escala industrial.
Quer fazer como a Hexion e otimizar a sua produção com um catalisador verdadeiramente eficiente? Entre em contato com a CATALISA e encontre o tipo mais adequado para a sua indústria!
Roberta Beck